logo-header-white

China mantém ritmo de crescimento na produção de PVC.

Setor imobiliário instável impacta o crescimento da produção de PVC.

Desde 2018, quando ocorreu o desastre geológico em Maceió, que afetou a produção de PVC de uma das principais empresas nacionais, a demanda por importações de polímero tem aumentado devido à oferta insuficiente no mercado doméstico.

As importações têm se mantido em níveis elevados, com 597.251 toneladas internadas em 2021 e uma queda acentuada para 351.094 toneladas no ano passado devido à escassez e aos altos custos.

Apesar da aplicação da sobretarifa antidumping no Brasil para PVC em suspensão, a China continua sendo um dos principais exportadores de resina para o país, ao lado de Taiwan, Colômbia e Argentina.

Ainda que sujeita à sobretaxa, a China tem planos de aumentar sua capacidade de produção interna de PVC de 1,5 milhão para 2 milhões de toneladas por ano até 2027, operando com uma ocupação de 80%. Esse aumento na capacidade se deve à falta de expansões significativas na produção ocidental de PVC.

No caso do Brasil, suas importações de PVC também estão em crescimento, impulsionadas pela implementação gradual de projetos de saneamento conforme o novo marco regulatório. Essa tendência deve continuar nos próximos anos para atender às necessidades do setor.

A intensificação das exportações chinesas de PVC também está relacionada à recuperação do setor imobiliário altamente endividado do país. Como cerca de 70% do consumo global de PVC é destinado a materiais de construção, o governo chinês está respondendo ao problema com subsídios e cortes de juros.

Essas medidas devem impulsionar gradualmente a indústria da construção chinesa nos próximos anos, levando a um aumento nas exportações de PVC tanto da China como de outros países produtores de resina, que antes tinham um mercado preferencial nos canteiros de obras chineses.

Compartilhe essa postagem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Leopolymer

Leopolymer

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Leopolymer é focada na produção de compostos termoplásticos, oferecendo a seus clientes uma matéria-prima tecnológica e de alta qualidade.